To top
8 set

!!! #PROJETOVIDASAUDÁVEL/ CONHEÇA OS ALIMENTOS QUE VÃO DAR UM UPGRADE NA SUA SAÚDE !!!

 Sem gripes e resfriados alimento poderoso: frutas vermelhas 

Por que funciona: Morango, amora e framboesa contêm bioflavonoides, que defendem o sistema imunológico, como a vitamina C, presente na laranja e no limão. 

Dose ideal: Consuma as frutas frescas ou em forma de suco diariamente 
 Sistema respiratório livre alimento poderoso: gengibre

Por que funciona: a raiz é rica em ativos, como felandreno, zingibereno e zingerona, que agem principalmente no combate a inflamações das vias aéreas superiores (bronquite, sinusite e asma), garantindo descongestionamento. “É um remédio natural excelente para quem está incomodado com o acúmulo de catarro ou pigarro”, diz Roseli. Há também a presença do mineral selênio, que reforça a ação anti-inflamatória, e do ativo gingerol, que funciona como analgésico, minimizando o desconforto causado por esses males. 

Dica esperta: “A raiz fica muito gostosa se acrescentada a saladas, vegetais cozidos ou nos pratos com peixe. Se preferir, rale um pedaço, coloque na água e tome ao longo do dia. Ou, ainda, faça um chá, mas lembre-se que o gengibre deve ser fervido durante o preparo”, ensina Roseli. 

Dose ideal: 1 colher (sopa) do gengibre ralado ou um pedaço pequeno por dia
 Livre do câncer alimento poderoso: cenoura

Por que funciona: Pelo alto teor de betacaroteno, é um vegetal anticancerígeno. Contém ainda potássio e vitamina A.

Dose ideal: Coma na salada ao menos duas vezes por semana 
 Intestino supersaudável alimento poderoso: batata-doce

Por que funciona: o tubérculo possui índice glicêmico baixo, contribuindo no combate a inflamações. “Os alimentos com carga glicêmica alta tornam o pH do organismo mais ácido e convidativo à proliferação de fungos e bactérias nocivos”, esclarece Roseli. Rica em fibras, a batata-doce aumenta a presença de micro-organismos benéficos no intestino e combate os maléficos, prevenindo a síndrome do cólon irritável e a colite ulcerosa. Se o quadro inflamatório já estiver instalado, nutrientes como o betacaroteno, o manganês e as vitaminas B6 e C resolvem a questão, já que têm função antioxidante e imunomoduladora.

Dica esperta: combine a batata com coco, mel, noz-moscada ou canela para preparar doces. Use-a também em salgados – sopas, purês e até bacalhoada.

Dose ideal: 2 fatias médias por dia 
 Articulações perfeitas alimento poderoso: açafrão

Por que funciona: pesquisa publicada no periódico Journal of Biological Chemistry (EUA) afirma que a curcumina, pigmento responsável pela cor do açafrão, elimina os mecanismos biológicos que desencadeiam as inflamações nos tendões e causam a famosa (e dolorosa) tendinite. O potencial anti-inflamatório e desintoxicante do condimento também é eficaz no combate a dores nas articulações provocadas por doenças como artrite e artrose. 

Dica esperta: experimente utilizá-lo no preparo de frango, arroz, torta e molho de salada. Mas cuidado, porque o sabor é forte! Portanto, não exagere – basta uma pitadinha.

Dose ideal: 1/2 colher (café) por dia 
Coração protegido alimento poderoso: azeite de oliva extravirgem

Por que funciona: esse óleo é um dos protagonistas da dieta mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis do mundo. “Por ser fonte de gorduras monoinsaturadas, as chamadas gorduras do bem, o azeite reduz o colesterol LDL (ruim) e evita a inflamação das artérias, que podem causar uma série de complicações no aparelho cardiovascular”, afirma a especialista Roseli Rossi. Uma recente pesquisa publicada no jornal científico internacional Nature apontou que um composto presente no azeite de oliva, o oleocanthal, também inibe a atividade de enzimas ligadas aos processos inflamatórios. 

Dica esperta: use sempre o óleo frio para incrementar os pratos prontos. Quando passa por aquecimento, sua estrutura é modificada e ele pode perder boa parte das propriedades funcionais. Outra recomendação: substitua a manteiga convencional por manteiga de azeite com ervas.

Dose ideal: de 1 a 3 colheres (sopa) por dia 
Fonte Matéria e Imagem site MdeMulher
Luciana Zanandrea

Luciana Zanandrea Pedrili, nascida em Ribeirão Preto. Apaixonada por fotografia, moda e beleza. Vivendo intensamente, sempre estudando e buscando a cada dia por mais assuntos relacionados ao universo feminino. Tudo isso para transmitir o melhor conteúdo aos leitores deste blog.

1 Comment
  • Celinha

    Adorei o texto. Bjos Celinha

    10 de setembro de 2013 at 13:22 Responder

Leave a reply