To top
26 ago

!!! #PROJETOVIDASAUDÁVEL/ BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE AQUÁTICA PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL !!!

Olá Meninas !!!

Quem acompanha o #projetovidasaudável, aqui no blog e em outras redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram sabe que estou praticando diversas atividades físicas na ACM/ YMCA que fica  aqui em Ribeirão Preto, na Rua: Paschoal Bardaro, 526, Jardim Irajá, Telefone: (16) 3623-2151.
Então  a dica desta semana será sobre os benefícios da atividade aquática para a saúde física e mental.
O Fábio Sampaio,  secretário executivo da  unidade Ribeirão Preto ACM / YMCA me enviou uma matéria para explicar melhor sobre esta atividade para vocês.

Bju Bju 

 

                                            ACM/ YMCA São Paulo possui um Programa Aquático repleto de atividades na piscina, proporcionando qualidade de vida dentro e fora d’água.

“Quem pratica uma ou mais atividades aquáticas adquire equilíbrio, flexibilidade, alongamento, força, velocidade, ritmo, controle respiratório, resistência cardiorrespiratória, coordenação motora, fortalecimento muscular e condicionamento físico, além dos benefícios nos aspectos psicológico e social”, afirma Fabiano Batalha, coordenador técnico do Programa Aquático da ACM / YMCA São Paulo.

“Psicologicamente, uma atividade aquática tem a tendência de elevar a autoestima do praticante, aliviar os níveis de estresse e proporcionar maior disposição para enfrentar as atividades cotidianas”, complementa Fabiano. Já com relação ao aspecto social, ele conclui que há novas possibilidades de favorecimento das relações interpessoais e um consequente aumento dos laços de amizade.

Na ACM / YMCA São Paulo – unidade Ribeirão Preto, o associado, a partir dos três anos de idade, tem acesso às aulas de Natação; dos 15 em diante, também pode fazer Hidroginástica e participar do Treinamento Aquático, cujas aulas são direcionadas ao aperfeiçoamento dos quatro estilos e à preparação para competições, como os Circuitos 12 e 24 horas nadando. A piscina semiolímpica possui água aquecida, a fim de proporcionar bem-estar aos nadadores, mesmo nos dias de menos calor. Além das aulas, a unidade oferece horários recreativos para que as famílias se divirtam e aproveitem momentos de descontração na piscina. No verão, a dica é aproveitar para tomar sol e garantir um bronzeado saudável.

Não há grandes restrições para os exercícios aquáticos, tratando-se de uma atividade que abrange diversas idades e estilos de vida. Contudo, de acordo com Fabiano Batalha, gestantes, bebês e idosos são grupos que recebem maior cuidado do corpo docente da Instituição.

 Sobre a unidade Ribeirão Preto

A unidade foi fundada em 10 de abril de 1999. Crianças, jovens e adultos são atendidos em programas físicos, sociais e culturais, respeitando os valores e a missão da ACM / YMCA São Paulo. Possui, atualmente, mais de 2,6 mil associados, e atende a mais de 250 beneficiários dos programas sociais.
O trabalho de Desenvolvimento Social também faz parte das ações da unidade. Os projetos sociais são mantidos com o apoio dos associados das unidades esportivas, uma vez que boa parte das mensalidades vai para projetos de Assistência e Desenvolvimento Social, o que proporciona diversas oportunidades a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a ACM / YMCA

A Associação Cristã de Moços de São Paulo é uma instituição conhecida mundialmente por sua programação diversificada, que inclui além de atividades esportivas, programas culturais e de lazer para todas as faixas etárias, envolvendo toda a família. Sua atuação, na cidade de São Paulo, é expressiva: 12 unidades esportivas e 20 pontos de atendimento social, entre eles, 07 CDCs (Centros de Desenvolvimento Comunitário) e 01 Centro de Desenvolvimento Infantil, que proporcionam saúde e qualidade de vida para mais de 45 mil associados e 10.400 assistidos.
A ACM / YMCA está entre as 10 maiores instituições filantrópicas no Brasil em volume de atendimento e projetos socioculturais. Anualmente, investe boa parte de suas receitas em programas de Assistência e Desenvolvimento Social, prática que está dentro dos princípios da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) do Brasil. Em 2012, a Instituição completou 110 anos de existência!

Serviço:
Unidade Ribeirão Preto
Rua Paschoal Bardaro, 526  – Jardim Iraja
Tel.(16) 3623 2151
www.acmsaopaulo.org

Luciana Zanandrea

Luciana Zanandrea Pedrili, nascida em Ribeirão Preto. Apaixonada por fotografia, moda e beleza. Vivendo intensamente, sempre estudando e buscando a cada dia por mais assuntos relacionados ao universo feminino. Tudo isso para transmitir o melhor conteúdo aos leitores deste blog.

No Comments

Leave a reply