To top
10 ago

Nutricionista das famosas ensina 5 receitas saudáveis

Nutricionista das famosas ensina 5 receitas saudáveis

Sucos detox, shakes, smoothies… Pode reparar, quando o assunto é dieta eles sempre estão entre os itens recomendados pelos nutricionistas. Com a nutricionista funcional Patricia Davidson – responsável pelas dietas de famosas como de Bruna Marquezine, Sabrina Sato, Paolla Oliveira, Anitta, e Carol Buffara – não é diferente. Ela também acredita nos benefícios dos sucos. No entanto, alguns cuidados no consumo e preparo, como o melhor horário para tomar o suco detox (não é de manhã, como muitos defendem) e a quantidade correta dos ingredientes fazem toda a diferença na hora de consumir essas bebidas no dia a dia.

Nutricionista das famosas ensina 5 receitas saudáveis

Como deixar seu suco detox mais saudável
Parece óbvio, mas o quesito principal para um suco ser considerado detox é: ele precisa ter algum componente que limpe o organismo e o órgão que faz essa varredura é o fígado. “Detox é o que faz o fígado trabalhar de maneira mais plena”, explica a nutricionista. Por isso, os ingredientes escolhidos devem estar relacionado aos benefícios que causam ao fígado. Entre os mais recomendados estão a couve, o brócolis, as berries (mirtilo, goji berry, framboesa), os cítricos – adicionar raspas das cascas de limão ou laranja é uma das sugestões –, entre outros. Um suco detox ao dia não vai garantir que o fígado funcione perfeitamente e, como destaca Patrícia, a necessidade de desintoxicação é proporcional ao tanto que você intoxica o seu corpo e o seu fígado. Por isso, cada caso é um caso. Mas vale lembrar de alguns fatores que podem fazer mal ao fígado: alimentação desregrada, álcool, pílula anticoncepcional, drogas, antibiótico.

O melhor horário para o detox
Segundo a nutricionista, o melhor horário para o fígado absorver os nutrientes do suco detox é à noite. Pela manhã, como costumam indicar, também faz bem, já que é o momento em que o estômago está vazio. Neste horário ele tem um efeito digestivo bom. Tomar ao acordar é uma maneira de despertar o organismo de forma lenta e leve. Mas o ideal é consumir o suco detox uma hora após o jantar, já que durante noite é quando o corpo desintoxica melhor. Mas Patricia faz questão de lembrar: “Nutriente é bom em qualquer hora do dia.”

Congelar as frutas facilita a vida

Claro que quanto mais frescos os ingredientes do seu suco ou smoothie, melhor. Mas, para facilitar o preparo (e a vida) a dica é ongelar as frutas. Assim você terá tudo a mão e fugirá da desculpa da preguiça de preparar os alimentos. A dica é higienizar, cortar e separar na porção que será usada. O ideal é armazená-las num pote de vidro ou saco plástico com fecho hermético indicado para congelados. Quase todas as frutas congelam bem. Entre elas estão banana, morango, manga, mirtilo, frutas vermelhas…

Número de frutas indicadas
Patricia explica que fruta é fonte só de carboidrato, basicamente. Em excesso elas podem aumentar o apetite, o que não é bom para quem quer emagrecer. Porém, quando o carboidrato é associado à fibra da fruta ou a outra fonte, como linhaça e chia, este efeito diminui. A dica da nutriocionista é não passar de duas frutas no suco ou smoothie e adicionar mais ingredientes, como couve, salsinha, linhaça ou chia.

Quanto menos coar, melhor
Tudo depende do objetivo, mas o ideal é não coar para não perder as fibras das frutas. As fibras aumentam a saciedade e ainda trazem benefícios para quem tem problema com o colesterol, com gordura abdominal, com diabetes, entre outros. Ao coar, você não perde nutrientes, mas diminui os benefícios da fruta por conta da diminuição do seu conteúdo fibroso. “Coar nunca é uma indicação minha”, afirma a nutricionista. Se não gostar mesmo de sucos não coados, o ideal é optar por ingredientes menos fibrosos.

Não precisa tomar na hora
O suco perde nutrientes ao longo do tempo, mas não é tão instantâneo. Se você não pode tomá-lo logo depois do preparo, tudo bem esperar um pouco. “Não tem que se pensar no que é ideal, mas no que é possível para você”, diz a nutricionista. Segundo Patricia, dá para esperar até, no máximo, três horas para consumir. Mas, o ideal é, sempre, optar pelo mais fresco.

 

suco-anti-celulite-receita

Suco anti-celulite
Ótimo suco para promover a beleza da pele e eliminar a celulite! A maçã possui propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres protegendo as células do nosso corpo contra doenças e envelhecimento precoce. A salsa e água de coco são alimentos diuréticos, aumentam o fluxo urinário, enquanto a couve e o aipo promovem a desintoxicação do corpo. A união desses alimentos faz com que a pele melhore e ajuda a combater a celulite. Combina para complementar o café da manhã!

Ingredientes
1 folha de couve
2 maçãs
400 ml de água de coco
1 punhado de salsinha
1 talo de aipo pequeno

Como fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

 

smoothie-mirtilo

Smoothie vegano
Além de simples e fácil de fazer, o smoothie oferta proteína, antioxidantes, vitaminas e minerais essenciais! Leite de soja como fonte de proteína, a fibra da aveia para dar saciedade, banana como fonte de magnésio e potássio, os mirtilos são destaque em diversas vitaminas como a A, B, C além de reduzir o colesterol, prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário e ainda melhora a memória e a coordenação motora afetada por doenças de caráter degenerativo. Pode ser usado no lanche ou como pós treino devido a boa quantidade proteica.

Ingredientes
1 xícara (chá) de leite de soja
½ xícara (chá) de farelo de aveia
1 banana
14 mirtilos congelados (ou morangos ou framboesas ou amoras)
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Como fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

 

smoothie-maca

Suco de melão refrescante
Mais do que um sensação refrescante, o suco promove boa ingestão de vitaminas e minerais com o melão cantaloup que possui mais vitamina A e C, potássio e mais fibras do que o melão amarelo. Além disso, o cantaloup possui carotenoides que cuidam da pele aumentando síntese de colágeno. A lima é uma fruta cítrica que pode ser utilizada para desintoxicar o fígado, eliminar toxinas do sangue e limpar o sistema linfático. Para finalizar e reforçar ainda este suco mais o morango rico em antioxidantes e mais vitamina C.

Ingredientes
41/2 xicara (chá) de melão cantaloup
1 e ½ xicara (chá) de sorvete de limao
2 colheres (sopa) de suco de lima
4 morangos

Como fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

 

smoothie-banana

Smoothie pós-treino
O pós-treino deve agilizar recuperação muscular, reconstruir fibras musculares e alimentar as células do sistema imunológico. Por isso a junção de proteínas e da banana que possui o carboidrato é fundamental. A pasta de amendoim repõe as energias como fonte de gorduras do bem! O mel é um alimento considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, bactericida, diurético, digestivo, expectorante e calmante e reforça nossas reservas para o próximo treino.

Ingredientes
2 xícaras (chá) de leite ( vegetal ou desnatado)
2 colher (sopa) de manteiga de amendoim sem açúcar
1 banana congelada
1 colher (sobremesa) de mel
1 medida de whey protein ( ou shake vegano)

Como fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

 

 

smoothie-abacate

Smoothie da saciedade
Suco nutritivo que promove bastante saciedade através das amêndoas que são ricas em vitamina E, que é um potente antioxidante e gorduras do bem. O leite de coco possui muitas vitaminas e minerais, como potássio e cálcio e gordura saturada promovendo saciedade. O avocado é uma variedade do abacate que contém grande quantidade de vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Ao contrário do que se pensa, a gordura presente no avocado é umas das mais importantes auxiliadoras no emagrecimento, diminui o estado inflamatório do organismo. Ideal para fome que sentimos a tarde, super combina como lanche!

Ingredientes
2 colheres (sopa) de amêndoas sem casca
¾ xicara (chá) de leite de coco light
5 cubos de gelo
½ avocado grande
1 colher (sobremesa) de mel ou agave ou açúcar de coco

Como fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Fonte Colheradas

Luciana Zanandrea

Luciana Zanandrea Pedrili, nascida em Ribeirão Preto. Apaixonada por fotografia, moda e beleza. Vivendo intensamente, sempre estudando e buscando a cada dia por mais assuntos relacionados ao universo feminino. Tudo isso para transmitir o melhor conteúdo aos leitores deste blog.

No Comments

Leave a reply