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11 fev

!!! EU ESTOU FAZENDO HIDROGINÁSTICA, FAÇA VC TAMBÉM!!!

Se você é dessas pessoas que já provou de tudo para estar em forma, a hidroginástica pode ser uma ótima opção.

Fazer ginástica na água é uma das formas mais completas de exercício físico, pois se trata de uma ginástica aeróbica com um impacto muito baixo, porém muito eficaz. E que dispensa uma carga adicional de peso, pois a água exerce a resistência adequada para cada movimento.
A hidroginástica permite uma redução no esforço. Uma pessoa que pesa oitenta quilos, por exemplo, na água, fará os exercícios como se não pesasse mais que oito quilos. Esta perda aparente de peso reduz, de forma efetiva, a tensão nas articulações. Por isso mesmo a hidroginástica é, para muitas pessoas, a atividade de condicionamento mais segura que existe.

A hidroginástica cada vez tem mais adeptos. O seu sucesso, principalmente para as pessoas de idade mais avançada, ou que tenha sofrido algum problema muscular, ósseo ou nas articulações, se deve a vários fatores, como por exemplo:

•Ajuda a trabalhar todos os músculos, já que a pessoa deve manter a posição para tentar vencer o efeito do movimento da água..
•É indicada para os planos de emagrecimento, porque é um tipo de ginástica com muito trabalho aeróbico.
•Favorece a correção da postura, o retorno venoso, a reeducação da respiração e o relaxamento;
•Melhora as qualidades e capacidades físicas
•Diminui as possibilidades de enfermidades;
•Proporciona ao praticante uma maior capacidade de resistência ao stress;

Alem de todos esses benefícios, é importante manter a freqüência cardíaca dentro dos limites do trabalho aeróbico. Por isso, para os que se interessem nessa modalidade esportiva, é importante realizar-se um check-up medico previamente, para analisar as suas condições físicas antes de iniciar na prática dessa forma de exercício.
fonte: mulheresintercessoras.com.br


Veja o que a hidroginástica pode promover no seu corpo:
Melhora os níveis de força e desenvolvimento dos principais grupos musculares;
Aumento da circulação sangüínea e da resistência do sistema cardio-respiratório;
Músculos tonificados, braços, pernas e bumbum torneados;
Melhora da flexibilidade das articulações;Emagrece: gasto calórico médio de 260 a 400kcal/hora.

Agora veja as dicas de especialistas para fazer bem o exercício:
Sempre encaixar o quadril e manter a postura ereta.
Enquanto estiver se exercitando, manter todo o pé apoiado no chão e contrair a barriguinha.
Manter a respiração contínua, sem bloqueá-la.
Aumente a intensidade de acordo com o seu ritmo.
Evite comer uma hora antes de iniciar os exercicios na piscina.

fonte: mulher feliz.com.br
Hidroginástica para gestantes .
.A hidroginástica mexe tanto com o aspecto físico quanto psicológico da mulher. Há um alívio de estresse, redução do inchaço, das dores lombares e cervicais. Os exercícios estimulam ainda a produção da endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e bom humor.

“A hidro facilita a prática de movimentos que fora da água são difíceis para a gestante, como correr e fazer abdominais”, diz a professora de educação física do Hospital Santa Joana, Cláudia Melem.

Uma parte das aulas de hidroginástica direcionadas às gestantes é reservada para os alongamentos, exercícios respiratórios, fortalecimento muscular do períneo e do abdômen, além do relaxamento. O restante do curso acontece na piscina, onde são feitos exercícios aeróbicos e localizados, além de, novamente, relaxamento. “A hidroginástica alivia o cansaço e diminui as dores lombares.

“Aprendi também qual é o jeito certo de respirar na hora das contrações”, disse a agente de viagens Cindy Severini, 25, que está no sétimo mês de gestação de seu primeiro filho. Como em qualquer prática esportiva feita durante a gravidez, a hidroginástica deve ser autorizada pelo médico. Em geral, as mulheres são liberadas após a 12ª semana de gestação. “Com 12 semanas o feto já está bem fixado e o risco de aborto espontâneo é menor”, afirma a professora de educação física.

Em alguns casos, a gravidez acaba servindo de estímulo às mulheres que não praticavam nenhum esporte. “Não fazia exercícios antes de ficar grávida porque não tinha tempo. Agora arrumei um espaço para a hidroginástica. Vi que ia ser bom para o bebê e estou me sentindo melhor também. Saio da aula mais relaxada e consigo dormir bem”, disse a médica Maria Emília Bezerra da Costa, 30, que está no quinto mês de gestação de seu primeiro filho. Na maioria dos casos, as alunas frequentam as aulas até o final da gestação. “É raro o médico pedir para alguma parar antes. Quanto mais ela fizer, mais vai relaxar”, afirma a professora.

Benefícios
Na hidroginástica, o principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. Segundo especialistas, a hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos. Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão.

Dentro da água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que reduz de maneira importante à tensão nas articulações. Com isso, os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando a prática de atividade por um período de tempo maior. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem. O gasto calórico médio é de 260-400 Kcal/hora. Um benefício bastante agradável da hidroginástica é a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência. Isso garante um efeito suavizante sobre a musculatura, ajuda a aumentar a circulação periférica de sangue e alivia as tensões.

A hidroginástica, quando praticada de maneira adequada e regularmente, permite uma melhora em todos os componentes do condicionamento físico, que são:

Componente Aeróbico: melhorando a capacidade cardiovascular e pulmonar;Componente de Força Muscular;Componente de Resistência Muscular;Componente de Flexibilidade;Componente de Composição Corporal: relaciona-se à relação entre a massa magra e a quantidade de gordura.Outra vantagem importante da hidroginástica é que ela é uma das poucas atividades que podem ser realizadas por indivíduos com pouco ou nenhum condicionamento físico. Com isso, pessoas de qualquer idade, inclusive gestantes, podem praticá-la. Nas gestantes, a hidroginástica ajuda na prevenção das dores lombares e cervicais e aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e o período de recuperação.

Quando comparada ao exercício em terra, verificou-se que correr 400 metros dentro da água equivale, em termos de gasto calórico e tempo, a 1500 metros em terra firme. Caminhar 4,5Km com água na altura da coxa pode consumir até 460Kcal. Além de tudo isso, não é preciso saber nadar!
fonte:

http://www.academiavida.com.br

Luciana Zanandrea

Luciana Zanandrea Pedrili, nascida em Ribeirão Preto. Apaixonada por fotografia, moda e beleza. Vivendo intensamente, sempre estudando e buscando a cada dia por mais assuntos relacionados ao universo feminino. Tudo isso para transmitir o melhor conteúdo aos leitores deste blog.

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