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10 jun

Espiga de milho, pipoca e canjica. Qual pode incluir na dieta?

Espiga de milho, pipoca e canjica. Qual pode incluir na dieta ?

 

Espiga de milho, pipoca e canjica. Qual pode incluir na dieta?

 

Essas delícias são facilmente encontradas nas festas juninas. Pode incluir todas elas na dieta ? Pode, sim! Mas não vale exagerar, hein! Veja aqui as dicas e ainda receitas com versões menos calóricas para manter a boa forma.

Bju Bju

 

Espiga de milho
O milho verde é chamado assim por ser colhido antes de amadurecer. Ele não é apenas um concentrado de amido, ou seja, um monte de açúcar. “A coloração dos grãos denuncia a presença de betacaroteno”, explica a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição, em entrevista à revista SAÚDE!. O bom é que essa substância transforma-se em vitamina A, muito benéfica aos olhos.

Você pode cozinhar a espiga e consumi-la com um pouquinho de sal. Uma unidade grande (100g) tem 132 calorias. Cuidado: esse número pode subir para 244, se você incluir manteiga. Outras delícias juninas de milho devem ser consumidas com bastante moderação.

 

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Ingredientes

. 2 xícaras (chá) de milho
. 1 xícara (chá) de açúcar
. 2 xícaras (chá) de leite desnatado
. 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 4 colheres (sopa) de queijo minas ralado
. 4 ovos
. 2 colheres (sopa) de margarina light
. 1 colher (sopa) de fermento em pó

 

Modo de preparo

1. Bata os ingredientes no liquidificador.

2. Despeje a mistura em uma assadeira média untada e leve ao forno moderado até dourar.

 

Tipo de prato: Sobremesa
Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 16 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Bolo
Calorias: 165 por porção

 

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Ingredientes

. 4 espigas de milho-verde
. 2 xícaras (chá) de leite desnatado
. 1/2 xícara (chá) de água
. 1 envelope (12 g) de gelatina em pó sem sabor
. 1/2 xícara (chá) de adoçante em pó com aspartame
. Canela a gosto para polvilhar

 

Modo de preparo

1. Com uma faca, corte os grãos do milho rente ao sabugo.

2. Transfira para o liquidificador, junte o leite e bata até obter uma mistura homogênea.

3. Passe por uma peneira, desprezando o bagaço.

4. Em uma panela, leve o líquido ao fogo, mexendo sempre, por 15 minutos ou até engrossar ligeiramente. Deixe amornar.

5. Em um refratário, polvilhe a água com a gelatina e deixe descansar por 5 minutos.

6. Dissolva no fogo, em banho-maria, e adicione ao creme de milho.

7. Junte o adoçante e misture bem. Transfira para uma travessa ou ramequins pequenos e polvilhe a canela.

8. Espere esfriar, leve à geladeira por 2 horas ou até ficar firme e sirva.

 

Tipo de prato: Sobremesa
Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: Médio
Categoria: Doce caseiro
Calorias: 87 por porção

 

Pipoca
O milho de pipoca é o mais duro de todos e tem a casca muito resistente. Dos três tipos, é o que contém mais fibras, bom para o funcionamento do intestino.

Prefira a pipoca caseira, que é mais light. Antes de colocar na panela, observe se os grãos estão arrendondados e com coloração uniforme. Se houver manchas esfumaçadas, dispense-os, é sinal de que não estão bons para o consumo.

Para preparar a pipoca, use um fiozinho de óleo, até porque o milho encharcado tende a demorar para estourar, além de ser mais gorduroso. Se você prefere a de micro-ondas, escolha as marcas livres de gordura trans e com menor teor de sódio. Na festa junina, opte pela porção pequena com pouco sal. Lembre-se de que um saco de pipoca sem óleo (30 g) tem 115 calorias. A doce é mais calórica: 140 calorias.

Canjica
O grão branco do milho de canjica ou munguzá, com é conhecido no Nordeste, passa por processamento e a casca vai embora. De todos é a melhor fonte de ferro.

Você pode consumi-la pura ou misturada com amendoim, chocolate e até carne-seca! Mas a melhor opção é a light, feita com leite desnatado e adoçante.

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Ingredientes

. 1 xícara (chá) de milho para canjica
. 2 litros de água
. 1 xícara (chá) de leite desnatado
. 1 xícara (chá) de leite em pó desnatado
. 3/4 de xícara (chá) de coco ralado seco
. 1 pitada de sal
. 3 colheres (sopa) de açúcar
. 1 colher (chá) de canela em pó.

 

Acessórios: 3 taças

Modo de preparo

Lave o milho e deixe de molho em água fria por duas horas. Transfira o milho e a água para uma panela de pressão e cozinhe em fogo médio por uma hora. Tire do fogo e deixe sair a pressão. Escorra o líquido e reserve. Em uma panela, misture o leite desnatado, o leite em pó, o coco ralado, o sal, o açúcar e o milho. Leve ao fogo médio e mexa às vezes até ferver e se reduzir ligeiramente. Retire do fogo e, ao servir, polvilhe com a canela.

 

Preparo: Rápido (até 30 minutos)
Rendimento: 3 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Doce caseiro
Calorias: 251 por porção

Conteúdo Revista Saúde/ Receita e imagem MdeMulher

Luciana Zanandrea

Luciana Zanandrea Pedrili, nascida em Ribeirão Preto. Apaixonada por fotografia, moda e beleza. Vivendo intensamente, sempre estudando e buscando a cada dia por mais assuntos relacionados ao universo feminino. Tudo isso para transmitir o melhor conteúdo aos leitores deste blog.

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