To top
7 ago

!!! CONHEÇA TODA A ESTRUTURA DA UNIDADE ACM/ YMCA DE RIBEIRÃO E O LINDO TRABALHO REALIZADO COM A TERCEIRA IDADE !!!

ACM/YMCA – Tema: “Envelhecer com saúde, mais ativo e motivado”.

Programa de atividades físicas adaptadas à terceira idade auxilia os idosos no processo de envelhecimento.

O envelhecimento saudável é uma preocupação mundial, refletida pelo desenvolvimento de diversas políticas públicas, ações e medidas, cujo objetivo tem sido estimular as pessoas a se tornarem fisicamente mais ativas. Ajudar o corpo a envelhecer harmoniosamente, para que ele responda melhor ao processo de envelhecimento, é o foco do YGold Fit: um programa de atividades físicas adaptado, que visa atender ao idoso, preservando sua integridade física e social, com motivação, prazer e satisfação, proporcionando-o alegria, bem-estar físico e psicológico.

“Envelhecer é um processo lento, passamos por mudanças diariamente, e elas acontecem de forma contínua. Por isso, é necessário adaptar-se e estar preparado. O quanto antes começarmos a investir no envelhecimento saudável, melhor estará nosso corpo aos 60 ou mais anos”, explica Adriana Abade, profissional de Educação Física da ACM / YMCA São Paulo, responsável pelo YGold Fit.

O YGold Fit foi elaborado, sobretudo, para garantir e promover o convívio social entre os participantes, e para que eles aproveitem de forma saudável e com muita descontração, os 60 minutos diários de atividades físicas. “Ao virem à ACM / YMCA São Paulo, para a prática regular dessas atividades exclusivas e moldadas ao seu perfil fisiológico, os idosos percebem que se tornam mais ativos no dia a dia e que neutralizam ou minimizam as disfunções encontradas na senilidade, pelo YGold Fit”, enfatiza Adriana.

Lançado, recentemente, pela Associação Cristã de Moços de São Paulo, o novo programa desenvolve exercícios que preservam a força muscular, previnem a rigidez articular e a perda do domínio dos movimentos coordenados, e estimulam a circulação sanguínea, o bom funcionamento da memória, a melhora da coordenação motora, do equilíbrio e das percepções espacial e corporal.

O conteúdo do YGold Fit é diversificado e envolve ginástica, atividade aquática e dança, respeitando as características do grupo de idosos que adere aos cinco programas contemplados: YGold Dance, YGold Pilates, YGold Fun, YGold Flex e YAcqua Gold.

No YGold Dance, o aprendizado dos movimentos rítmicos trabalha a atenção, concentração, percepção, memória, orientação espacial, estimulando diversas habilidades psicomotoras e cognitivas, além de promover um trabalho motor com progressivo condicionamento físico associado à sensação de satisfação física e emocional, com músicas que caracterizam sua época.

Já no YGold Flex, ter um bom nível de flexibilidade é de fundamental importância em qualquer idade, sobretudo na terceira idade, quando a realização dos movimentos apresentam algumas restrições decorrentes do processo do envelhecimento, impossibilitando a realização de atividades simples, como sentar, agachar ou levantar. Com o YGold Flex, desenvolvemos a mobilidade articular, com o qual o público-alvo se beneficiará para a prevenção de problemas nos tendões, lesões musculares e articulares, com a ajuda de materiais (cadeira, bastão, extensores, bola suíça etc.).

E, para estimular a mobilidade articular e o fortalecimento de músculos centrais e profundos (tronco), desenvolver ou aperfeiçoar as habilidades motoras, como correr, saltar, pular etc., a prática dos exercícios físicos do YGold Fun é o programa ideal, justamente por proporcionar o resgate dos padrões do movimento humano.

 O YGold Pilates enfatiza integrar corpo e mente, por meio de exercícios físicos adaptados realizados no solo, com ou sem acessórios. É um método de condicionamento físico e de reorganização postural, o qual proporciona ao praticante, um aprofundamento na compreensão do seu próprio corpo, permitindo melhor qualidade de vida e independência para a execução das atividades do dia a dia.

Como a Hidroginástica é considerada uma das atividades de baixo risco à terceira idade, o YAcqua Gold a inseriu em sua programação, no intuito de promover a manutenção do tônus muscular, resistência aeróbia, flexibilidade, bem-estar físico e mental, sem prejudicar as estruturas articulares dos praticantes.

“A preocupação não deve ser quantos anos a pessoa viverá, mas sim, de que forma esses anos serão vividos e em que estado de saúde e espírito. O YGold Fit se preocupa em como vamos vivenciar a terceira idade: com qualidade”, finaliza Adriana Abade.

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:
ACM/YMCA – Ribeirão Preto        
Rua Paschoal Bardaro, 526
16 3623 2151
www.acmsaopaulo.org

Luciana Zanandrea

Luciana Zanandrea Pedrili, nascida em Ribeirão Preto. Apaixonada por fotografia, moda e beleza. Vivendo intensamente, sempre estudando e buscando a cada dia por mais assuntos relacionados ao universo feminino. Tudo isso para transmitir o melhor conteúdo aos leitores deste blog.

No Comments

Leave a reply